sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Laranja

O dia amanhancera Laranja, fatídico Setembro. Naqueles anos os costumes eram outros. As leis eram outras. Os homens eram outros. O Laranja não era comum. Vivia-se nas trevas. Trevas que inutilizavam a mente humana, pelo menos para coisas saudáveis. O Laranja até poderia ser uma esperança.

Será que nasceriam novos dias assim? Será que viriam novos tempos? Será que dali por diante "Um bom dia cor de Laranja" viraria uma saudação habitual?

Os homens não querem a felicidade mútua. Só sonhadores pensam nessa possibilidade. Se o Laranja era algo bom, com certeza haviam seres humanos procurando uma maneira de depreciá-lo, de torná-lo triste, doloroso e inaceitável para o decorrer da História.

A Igreja criara há pouco tempo uma nova categoria de infiéis: os hereges. Seriam aqueles que, na visão dos homens da que comandavam a fé, ameaçavam o "poder de Deus" com as idéias científicas que tinham. Herege tornara-se sinônimo de bruxo.

O Laranja que começara a habitar a mente humana, que começara a abrir os olhos do ser humano, que começara a fazê-lo raciocinar sem regras para os pensamentos, era uma ameaça. O Laranja era herege.

Claro que não podiam condená-lo. O Laranja não era personificado para que sofresse com habituais torturas, com anos em celas nada aconchegantes. Deixar aquela alegria e iluminação alaranjada dispersa e livre para todos não era algo aceitável. "Temos que trazê-lo para nosso lado", pensavam os inquisidores.

Procurariam algo laranja, algo que viesse e se destacasse entre todas as condenações. Estavam certos que o Laranja logo se tornaria um aliado. Isso não tardou para acontecer. Iluminado por uma aura demoníaca, um dos homens da religião chegou a uma associação criminosa e, para o grupo dele, essencial: "O fogo é laranja!", foi como apresentou a idéia aos companheiros.

Dali por diante o Laranja, que começava a salvar a humanidade da visão retraída da Igreja, da tirania religiosa que há tempos limitava a capacidade do homem, aquele Laranja, ele tornou-se verdadeiramente cruel, tornou-se apenas laranja. O laranja tornou-se a condenação à fogueira. De herege o laranja tornou-se inquisidor nas mãos do ser humano.

E a beleza foi adiada. E a felicidade foi morta. Um verdadeiro infanticídio.


Thiago Assis F. Santiago
www.twitter.com/euthiagoassis

19 comentários:

  1. Gostei muito da metáfora que você criou "laranja" para mostrar o progresso, no caso feito pelos cientistas e estudiosos, que foram reprimidos pela Inquisição, lembrada também pelo "laranja" o fogo, que os queimou.
    Muito bom o seu texto!
    Um dos melhores que eu já li seu!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem sacada!
    E a vida segue cheia de laranjas...
    Abração

    ResponderExcluir
  3. O seu blog sempre é fonte de inspiração pra mim, mas desta vez você se superou!
    ótimo texto mesmo...
    beijos
    Tamyris

    p.s: eu? ameaçadora? rsrs só um pouquinho
    :p

    ResponderExcluir
  4. As vezes penso que o homem esta ficando cada vez mais ignorante a medida que faz descobertas.. sorte eu ser bem otimista...
    bj

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótima a comparação...

    Me lembrou Galileu, que era um homem religioso e por também acreditar na ciência foi considerado um herege.
    Mas no mundo ainda existem laranjas e acusadores de laranjas...

    ResponderExcluir
  6. eu confesso que demorei pra entender. e digo ainda que mesmo lendo três vezes sinto que falta alguma coisa. Por exemplo: Entendi a metáfora do 'laranja' como o progresso. Entendi também o 'laranja' como a cor 'laranja'. E, em alguns momentos, imaginei 'laranja' como sendo o 'testa de ferro'. Mas ainda me falta algo. Compreendi a crítica à igreja, que foi muito bem utilizada. Ainda assim sinto que não compreendi muito bem. Falta alguma coisa.
    Alguma referência histórica? Eu não consigo... Não suporto essa sensação de perceber a existência de algum sentido e não compreendê-lo. Não gosto, ;x

    Quanto ao estilo: Você está muito melhor quando comparado a última vez em que passei por aqui. Não sei se posso julgar assim, mas penso que amadureceu muito no modo como se expressa. Mais incisivo, mais direto - acredito que seja o estilo do texto - mas sem deixar de ser rebuscado e de brincar com as palavras.

    Como sempre um ótimo post, Thiago.
    E agradeço muito por sua sinceridade constante no meu blog, me faz rever muita coisa...

    - E eu ainda vou entender esse texto, só preciso de tempo...

    ResponderExcluir
  7. Laranja é o não falta na vida

    [sem querer me gabar,mas já me gabando a foto que vc elogiou é minha o/..eu estou praticando xD]

    ;*

    ResponderExcluir
  8. nossa sempre olho pra história esse fato me intristesse, não foi diferente lendo seu texto.

    mas vamos aos elogios, nossa texto muito bom mesmo, sua criatividade é incrível/fato amei *-*

    ResponderExcluir
  9. Amei. Nossa, como você escreve em prosa tão bem quanto nas poesias. Muito criativo, intenso...
    muito bom
    bjs
    ;*

    ResponderExcluir
  10. Otimo, ficou digno de livros famosos!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Muito, muito boa a sua analogia e a sua forma metafórica de colocar ascoisas, mesclndo sua opinião, com fatos historics de conhecimento geral. Gostei muito. Achei inusitado e verdadeiro o paralelo entre o progresso e o retrocesso vindos desse mesmo "laranja" - ou da forma de interpretá-lo.
    A parte que mais gostei foi aquela em que você comenta sobre as pessoas não estrem dispostas a uma felicidade coletiva, pertencente a todos. Isso foi bastante verdadeiro.

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto da laranja e sua acidez (:

    Excelente texto, adorei a metáfora, apesar de ter demorado um pouco a entendê-la realmente :B Li pensando em várias outras coisas... é um hábito difícil de me livrar ;~
    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. ... esqueci de dizer que tô te seguindo no twitter: @carolda (:

    ResponderExcluir
  14. O homem tem dentro de si a capacidade de tornar aquilo que toca belo. Inversamente proporcional é a capacidade que temos para subverter a beleza em feiúra. Curamos e matamos ao mesmo tempo - cruel sina a nossa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Amei. Simplesmente perfeito. Verdadeiro, triste, e ao mesmo tempo inspirador. Nos inspira a tornar o laranja o que era antes =)
    :*

    ResponderExcluir
  16. Teu nome deveria ser Thiago Espanca, porque é isso que você faz quando escreve.
    Te admiro!

    :*

    ResponderExcluir
  17. Cara não sei se tu não ficou sabendo...rs

    Mas a Sunshine de verão saiu!

    www.revistasunshine.com.br

    abs!

    ResponderExcluir
  18. Torço pelo dia que amanhecerá verde. Gosto tanto de verde, hehehehe.

    Belo textooooo. Parabén Thiagooo.

    ResponderExcluir

Por favor, se for para comentar apenas Bom texto, passa no meu blog nem se dê ao trabalho.

Conto com a compreensão de vocês quanto a isso, pois creio que não gostam quando isso acontece em seus blogs.

No mais, obrigado pelo comentário.