quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pela união

Você deve ter um sonho. Eu tenho o meu. Mas seja sincero, você também fica imaginando se é aquilo mesmo o seu sonho? Não será uma distração? Um engano? Não foi algo que te influenciou a ter tal sonho e você caiu nesse jogo?

O mundo há séculos convive com os mais variados conflitos. Alguns de maiores, outros de menores proporções, mas todos prejudiciais para o ser humano. A humanidade parece necessitar de guerra e genocídio para sobreviver.

As motivações são as mais diversas, desde lutas por conquistas de territórios, como acontecia no período de hegemonia da Roma Antiga (e até antes disso, anteriormente ao surgimento do primeiro império a residir na Terra), até por preconceito,, como houve no período de Hittler comandando a Alemanha, isto já no século XX. O século atual não está distante disso. Guerras em andamento são conhecidas em Israel, no Líbano e, não conhecidas por muitos, em países da África.

O homem acha, infelizmente, que assassinar e eliminar aqueles cuja opinião é contrária a sua é o melhor modo de vencer.

Sabe-se que o ódio e o instinto violento fazem parte da natureza humana, mas, se a sociedade é realmente composta por animais racionais (como nos autodenominamos), esta racionalidade deveria se impor e impedir que a violência seja considerada a solução mais viável para todos os problemas. Isto diminuiria o número de barbáries que vemos todos os dias, seja no nosso cotidiano, seja nos meios de informação.

Para reconstruir um mundo repleto de desavenças, o homem necessita de união. Pode ainda não ser do conhecimento de todos, mas os seres humanos precisam uns dos outros para conseguir constituir uma real sociedade, um hábitat pacífico.

Sonhar realmente é querer algo demais, até fora do alcance.



Thiago Assis F. Santiago

21 comentários:

  1. otimo texto thiago / Ah, ele vai saber sim, eu sou na minha e não demonstro ciumes e nem que gosto dele, a namorada que gosta de dar pitti por minha causa, mas.. nem ligo :x

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto :D
    Amei a forma como vc começou ele:
    "Você deve ter um sonho. Eu tenho o meu. Mas seja sincero, você também fica imaginando se é aquilo mesmo o seu sonho? Não será uma distração? Um engano? Não foi algo que te influenciou a ter tal sonho e você caiu nesse jogo?"

    Eu realmente fico me perguntando isso o tempo todo em relação aos meus sonhos... Beijos

    ResponderExcluir
  3. Texto ficou perfeito..Mais difícil o mundo voltar a ter uma certa união,são todos tão individualistas!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, sonho é utopia nao tem jeito... esta cada dia mais individual, passandoo despercebido, nao tem jeito, isso é um ponto.

    gostei do texto

    bjs

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sonhar é realmente.. está fora do alcance"

    Isso bateu forte em mim, Thiago.
    Essa questão dos sonhos, as vezes perdemos o foco, mudamos de sonhos, caminhamos no caminho errado para fazê-lo tornar-se realidade.. isso é vida.





    Obs: então, uso o "ponto final" por ser um ponto, nu e cru. É o que é, finaliza e quase todos outros sinais de pontuação precisam dele.

    beijooo

    ResponderExcluir
  6. Bom Sonho Thiagoo... mas esse sonho é meio que difícil...

    eu diria mais... Não é impossíveL.

    Acho que o problema está em deixar o orgulho de lado e tentar unir-se.

    fuii ;)

    ResponderExcluir
  7. Para reconstruir um mundo repleto de desavenças, o homem necessita de união. Pode ainda não ser do conhecimento de todos, mas os seres humanos precisam uns dos outros para conseguir constituir uma real sociedade, um hábitat pacífico.

    não acho que consigamos um lugar pacifico , n por ser pesimista nem adoro a barbarie , mas é uma questão de proporção , muitas vezs n conseguimos viver e se dar bem com o numero de pessoas q conhecemos ,imagine com todo o mundo , sem contar nas diferenças culturais , ese é o problema não se consegue entender o outro e ai começa tudo ... e acho um problema dificil de se resover... mas vamos lá!

    ResponderExcluir
  8. ainda bem que eu consigo sonhar...Eu não seria tola o bastante para viver tudo o que eu sonho ;)

    ResponderExcluir
  9. Fala mano!

    Então, acho que há uma pequena distinção entre sonhar e desejar, não sei bem ao certo, mas algo me diz que o desejo está muito mais ligado ao ímpeto, e o ímpeto aos atos mais "fortes" por falta de melhor palavra.

    Sobre a racionalidade, complicado, temos como fazer uma série de abstrações que outros animais nem sonham em fazer, rs olha o sonho ai ....

    Mas essa capacidade, não foi feita para controlar nossos instintos, o homem sabe disso, por isso criou a sociedade e o julgamento de valor, que são ferramentas externas para suprir algo que internamente não temos e nem sonhamos .... eheheh o tal do sonho ai denovo.


    XD belo texto!

    ResponderExcluir
  10. Seus textos estão cada vez melhores, mais realistas, Thi! Me ensina escrever assim?
    Todos temos um sonho, e por vezes queremos compartilhá-lo. Mas é dificil entender que nem todos sonham o mesmo sonho, não é mesmo?
    Voltamos a viver um tal de 'egocentrismo' que por muitas vezes nos prejudica.
    O que temos de fazer é aceitar.
    Ir em busca das nossas verdades, e reconstruir um mundo que se una não somente nas semelhanças, mas também mas diferenças.: )

    Saudades.

    Beeeeeeeeeijos!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito, hein? =D
    Lembrei de uma música "Uma adorinha só não faz verão...♫".
    Apesar de sermos diferentes, somos indispensáveis uns aos outros. Tem quem discorde disso, tudo bem. Mas, francamente, não sobreviveríamos por muito tempo sozinhos. Para vencer os problemas e solucionar desentendimentos, o diálogo é uma última pedida. Enfim, poderíamos viver de uma forma mais pacífica, mas as pessoas têm preguiça de buscar essa paz. Ou não, talvez elas gostem mesmo é de guerra e tudo o mais.

    :*

    ResponderExcluir
  12. Como eu disse ja no blog, querer ser é querer demais.
    Obrigada por tao belo texto, beijo.

    ResponderExcluir
  13. tenho meus sonhos,mas no momento estou inércia.!

    ResponderExcluir
  14. sonhar pode ser mto, mais talvez nunca é demais, precisamos deles para continuar sorrindo, pq por mais qe nao pareça, necessitamos dos sonhos para encarar de cabeça firme nossas realidades...

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Não tem como nos mesmos retroagirem e sim seguirmos em frente...o mundo a cada dia cresce e nao podemos voltar atras..e sim adaptar mesmos com seus conflitos...o que falta é deixarmos de serem omissos e procurar a união...

    abraços

    ResponderExcluir
  16. Ah, querido, não queria desapontá-lo. Ou melhor, não queria energizar ainda mais o seu sonho...

    ... mas a natureza humana não é violenta, como dizem por aí.

    Quando dispor de um tempinho leia fontes confiáveis sobre a Cultura do Vale do Indo (que tal um youtube? http://www.youtube.com/watch?v=xqOaIv3uWa0). Os drávidas que lá viviam, antes da invasão ariana, eram matriarcais, sensoriais e desrepressores.

    Os povos bárbaros é que sufocaram todas as delícias humanas.



    .
    .
    Eu adoro a palavra união. Mas pouquíssimas pessoas compreendem ou cumrem esse preceito. Em todo o mundo há muito ego, ego e ego.

    Olha que interessante!, em sânscrito, unni significa liderar, resgatar, erigir, plantar, levantar, exaltar, engrandecer, edificar, construir, montar, estender, avançar, pôr diante, desembaraçar, causar, determinar, ajudar, promover. Podemos unir os nossos sonhos à realidade, não podemos?

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  17. Gostei.
    Penso que a mudança tem que partir do individual ao coletivo.
    E quanto aos sonhos, tenho aos montes, ainda assim. =/

    :*

    ResponderExcluir
  18. Se é esse o meu sonho, se tenho ou não total certeza disso. Nunca vou desistir, se for pra fracassar, fracassemos tentando ^^

    ResponderExcluir
  19. por isso não gosto de sonhar, prefiro meus pesadelos mais estranhos, rs.

    http://tiomah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Reflexão profunda, Thiago. Mas não desacredite dos homens. outros caminhos também são tomados.
    Abração

    ResponderExcluir

Por favor, se for para comentar apenas Bom texto, passa no meu blog nem se dê ao trabalho.

Conto com a compreensão de vocês quanto a isso, pois creio que não gostam quando isso acontece em seus blogs.

No mais, obrigado pelo comentário.